sábado, 18 de julho de 2009

Sector público ganha mais 75% que privadoEconomia17/07/09, 01:00
Por Luís Gonçalves/OJE

O fosso entre o salário médio de um funcionário público com um do sector privado para as mesmas funções cresceu fortemente entre 1996 e 2005, ano em que o primeiro ganhava mais 75% do que o segundo, revela um estudo do Banco de Portugal anexo ao Boletim Económico de Verão publicado anteontem.

O documento "Salários e Incentivos na Administração Pública em Portugal", de Maria Manuel Campos e Manuel Coutinho Pereira, refere que, em 1996, o salário médio de um trabalhador da administração central era de 950 euros enquanto no sector privado, com cargo semelhante, era de 619 euros. Ou seja 53% mais.
Nos dez anos seguintes o diferencial entre os dois sistemas agravou-se. Em 2005, um funcionário público auferia, em média, 1491 euros mensais enquanto no privado tinha um salário médio de 859 euros, 75% abaixo.
"Os trabalhadores do sector público auferem um salário médio mensal claramente acima dos seus congéneres do sector privado", adiantam os autores no estudo.
O documento refere ainda que, no sector público, a percentagem de licenciados é de 50% contra os 10% do sector privado.

2 comentários:

Peter disse...

Portugal vive essencialmente dos serviços e da construção civil, onde talvez se tenha baseado este estudo e as respectivas conclusões tendenciosas.

Super_Rod disse...

Eu sinceramente não sinto isso!!! Isto até é ofensivo!!!

Enviar um comentário