sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cultural Geral - Também tem espaço na nossa Roulotte




COCO-COLA E FERNANDO PESSOA


Em Portugal diz-se com muita frequência que "Primeiro estranha-se. Depois entranha-se.". Curiosa é a origem desta expressão: em 1928 a COCA-COLA pediu a Fernando Pessoa para elaborar um slogan publicitário. Fernando Pessoa criou o célebre "Primeiro estranha-se. Depois entranha-se ".


As vendas dispararam, mas este slogan esteve na origem do fim da comercialização da Coca-Cola em Portugal até 25 de Abril de 1974. Tudo isto porque o director de Saúde de Lisboa - o dr. Ricardo Jorge (sim, o mesmo das análises à urina) - mandou apreender o produto existente no mercado e deitá-lo ao mar. O dr. Ricardo Jorge justificava o seu entendimento argumentando que se do produto faz parte a coca, da qual é extraído um estupefaciente, a cocaína, a mercadoria não podia ser vendida ao público, para não intoxicar ninguém; mas se o produto não tem coca, então anunciá-lo com esse nome para o vender seria burla, o que igualmente justificava que ele não fosse permitido no mercado.


Perante o «slogan» de Fernando Pessoa, o dr. Ricardo Jorge entendia que ele era o próprio reconhecimento da toxicidade do produto, pois que, se primeiro se estranhava e depois se entranhava, isso é precisamente o que sucede com os estupefacientes que, embora tomados a primeira vez com estranheza, o paciente acaba por adquirir a sua habituação. É caso para dizer que a literatura pesa muito...muito mesmo. Ainda bem.


Fonte:http://lisboa-riograndedosul.blogspot.com/2004/09/primeiro-estranha-se-depois-entranha.html

Sem comentários:

Enviar um comentário