quarta-feira, 7 de outubro de 2009

IKEA por Ricardo A. Pereira

Não digo que os móveis do IKEA não sejam baratos. O que digo é que não sãomóveis. Na altura em que os compramos, são um puzzle. A questão, portanto, ésaber se o IKEA vende móveis baratos ou puzzles caros. Os problemas dosclientes do IKEA começam no nome da loja.Diz-se «Iqueia» ou «I quê à»? E é «o» IKEA ou «a» IKEA»?Sãoambiguidades que me deixam indisposto. Não saber a pronúncia correcta donome da loja em que me encontro inquieta-me. E desconhecer o género a quepertence gera em mim uma insegurança que me inferioriza perante osfuncionários. Receio que eles percebam, pelo meu comportamento, que julgoestar no «I quê à», quando, para eles, é evidente que estou na «Iqueia».As dificuldades, porém, não são apenas semânticas mas também conceptuais.Toda a gente está convencida de que o IKEA vende móveis baratos, o que não éexactamente verdadeiro. O IKEA vende pilhas de tábuas e molhos de parafusosque, se tudo correr bem e Deus ajudar, depois de algum esforço hão-detransformar-se em móveis baratos. É uma espécie de Lego para adultos.Há dias, comprei no IKEA um móvel chamado Besta. Achei que combinava bem coma minha personalidade. Todo o material de que eu precisava e que tinha delevar até à caixa de pagamento pesava seiscentos quilos.Percebi melhor o nome do móvel. É preciso vir ao IKEA com uma besta de cargapara carregar a tralha toda até à registadora. Este é um dos meus conselhosaos clientes do IKEA: não vá para lá sem duas ou três mulas. Eu alombei coma meia tonelada. O que poupei nos móveis, gastei no ortopedista. Nestemomento, tenho doze estantes e três hérnias. É claro que há aspectospositivos: as tábuas já vêm cortadas, o que é melhor do que nada. O IKEA nãoobriga os clientes a irem para a floresta cortar as árvores, embora porvezes se sinta que não faltará muito para que isso aconteça. Num futuropróximo, é possível que, ao comprar um móvel, o cliente receba um machado,um serrote e um mapa de determinado bosque na Suécia onde o IKEA tem dois outrês carvalhos debaixo de olho que considera terem potencial para setransformarem numa mesa-de-cabeceira engraçada. Por outro lado, há problemasde solução difícil. Os móveis que comprei chegaram a casa em duas vezes.A equipa que trouxe a primeira parte já não estava lá para montar a segunda,e a equipa que trouxe a segunda recusou-se a mexer no trabalho que tinhasido iniciado pela primeira. Resultado: o cliente pagou dois transportes eduas montagens e ficou com um móvel incompleto. Se fosse um clientequalquer, eu não me importaria. Mas como sou eu, aborrece--me um bocadinho.Numa loja que vende tudo às peças (que, por acaso, até encaixam bem umas nasoutras) acaba por ser irónico que o serviço de transporte não encaixe bem noserviço de montagem. Idiossincrasias do comércio moderno.Que fazer, então? Cada cliente terá o seu modo de reagir. O meu éeste: para a próxima, pago com um cheque todo cortado aos bocadinhos e juntoum rolo de fita gomada e um livro de instruções. Entrego metade dos confettinum dia e a outra metade no outro. E os suecos que montem tudo, se quiseremreceber.

6 comentários:

Caracol disse...

Deves pensar que toda a gente tem "tachos" como o teu e tempo para ler posts de 4 páginas,até deve ter piada vindo de quem vem mas publicado por ti duvido que alguem se de ao trabalho de ler...

Peter disse...

Compreendo que para ti seja dificil leres mais do que 3 linhas... Estás habituado a ler os rótulos das cervejas ou coca-colas que serves a bordo... Tenta dividir o texto por dias...Cada dia lês 3 linhas, pode ser que te ajude!

Gutierrez disse...

Este artigo está muito bom..."Num futuro próximo, é possível que, ao comprar um móvel, o cliente receba um machado,um serrote e um mapa de determinado bosque na Suécia..." Ah! Ah!

Zu disse...

Está demais. Eu já tinha lido e parti-me a rir. Muito bom mesmo!
Igualmente boa foi a tua resposta ao carocas. Hahaha!!! .........Café? Tea?

Caracol disse...

HAHAHAHA!!!Cabrão do velho,devem andar a tomar banho juntos não...Querias dizer Chá?Café? ou Coffee our Tea? era isto não?
Mano tens de tomar os comprimidos p Alzheimer todos os dias,se não é o que se vê e depois é tudo a ir ao c..ao velho e isso eu não permito sabes que comigo ninguem vai ao c...ao velho!!!Ouviste Maluco???

Super_Rod disse...

Sempre no mesmo registo!!!Desde os 10 anos

Enviar um comentário